Projeto Pedagógico
TEMA: Diversidade Cultural: Trabalhando a consciência negra na escola.
I - JUSTIFICATIVA:
Atualmente não há respeito entre as pessoas, elas pensam que os outros são inferiores, principalmente quando se trata de raça. O negro é visto como um ser que não é nada, pois é diferente dos demais. A sociedade pensa que o negro não tem a capacidade de ter um futuro e cargos importantes. O preconceito vem crescendo cada vez mais, é hora de parar para pensar no que se está fazendo, pois todos agem sem perceber de forma preconceituosa.
No Brasil a mistura de raças é evidente, pois na pessoa que é tida como “branca” possui também sangue “negro”. O brasileiro é formado pela mistura e não pela separação das raças. O diferente é visto como feio ou pior e isso é associado com a cor, pois quando se está em uma situação ruim, a “coisa está preta”. Não se pode pensar e relacionar a cor da pele com estética, pois cada ser tem seu valor e beleza, e o ser diferente faz parte da nossa cultura. Ninguém é tão diferente e tão igual aos outros, os seres humanos e raças estão interligadas de tal forma que a cor da pele não determina necessariamente a raça. As pessoas são iguais enquanto seres humanos e diferentes enquanto aparência, isso não torna mais feio ou bonito. Ninguém é melhor ou pior do que ninguém.
II – OBJETIVOS
• Reconhecer a raiz negra do ser brasileiro.
• Amenizar a descriminalização na escola.
• Conhecer as leis que preservam o direito à igualdade.
• Identificar as manifestações culturais existente no Brasil.
• Respeitar e admirar as diferenças.
III – PARCEIROS
• Membros da TPV: Diversidade Cultural, história do bairro e música.
• Centro Cultural do Bom Jardim.
• Caravana da Consciência Negra.
• Disciplinas: Filosofia, Sociologia e História.
IV – PÚBLICO ALVO:
• Alunos da EEEP Ícaro de Sousa Moreira.
V – LOCAL
• EEEP ÍCARO DE SOUSA MOREIRA
VI - PLANO DE AÇÃO
• Dia da Consciência Negra: 20 de novembro.
• Dinâmicas
• Palestras
• Textos
• Teatro e dança
• Músicas
• Filmes
• Debate
VII – RECURSOS NECESSÁRIOS
• Pesquisas em livros e internet
• Visita à museus
• DVD, TV e data show
• Aluguel de filmes
• CD
• Cartazes e revistas
• Faixas
• Instrumental de avaliação
TEMA: Diversidade Cultural: Trabalhando a consciência negra na escola.
I - JUSTIFICATIVA:
Atualmente não há respeito entre as pessoas, elas pensam que os outros são inferiores, principalmente quando se trata de raça. O negro é visto como um ser que não é nada, pois é diferente dos demais. A sociedade pensa que o negro não tem a capacidade de ter um futuro e cargos importantes. O preconceito vem crescendo cada vez mais, é hora de parar para pensar no que se está fazendo, pois todos agem sem perceber de forma preconceituosa.
No Brasil a mistura de raças é evidente, pois na pessoa que é tida como “branca” possui também sangue “negro”. O brasileiro é formado pela mistura e não pela separação das raças. O diferente é visto como feio ou pior e isso é associado com a cor, pois quando se está em uma situação ruim, a “coisa está preta”. Não se pode pensar e relacionar a cor da pele com estética, pois cada ser tem seu valor e beleza, e o ser diferente faz parte da nossa cultura. Ninguém é tão diferente e tão igual aos outros, os seres humanos e raças estão interligadas de tal forma que a cor da pele não determina necessariamente a raça. As pessoas são iguais enquanto seres humanos e diferentes enquanto aparência, isso não torna mais feio ou bonito. Ninguém é melhor ou pior do que ninguém.
II – OBJETIVOS
• Reconhecer a raiz negra do ser brasileiro.
• Amenizar a descriminalização na escola.
• Conhecer as leis que preservam o direito à igualdade.
• Identificar as manifestações culturais existente no Brasil.
• Respeitar e admirar as diferenças.
III – PARCEIROS
• Membros da TPV: Diversidade Cultural, história do bairro e música.
• Centro Cultural do Bom Jardim.
• Caravana da Consciência Negra.
• Disciplinas: Filosofia, Sociologia e História.
IV – PÚBLICO ALVO:
• Alunos da EEEP Ícaro de Sousa Moreira.
V – LOCAL
• EEEP ÍCARO DE SOUSA MOREIRA
VI - PLANO DE AÇÃO
• Dia da Consciência Negra: 20 de novembro.
• Dinâmicas
• Palestras
• Textos
• Teatro e dança
• Músicas
• Filmes
• Debate
VII – RECURSOS NECESSÁRIOS
• Pesquisas em livros e internet
• Visita à museus
• DVD, TV e data show
• Aluguel de filmes
• CD
• Cartazes e revistas
• Faixas
• Instrumental de avaliação
Muito bom este projeto, parabéns!!
ResponderExcluirProf. Wagner.